Sweet Smoke (1970 - 1973)

Olá, amigos, está na hora de viajar! E recomendo nada mais, nada menos, do que a grande Sweet Smoke, uma banda norte americana e nova-iorquina que acabou radicada na Alemanha. Por incrível que pareça, nos EUA eles não obtiveram grande sucesso. Porém, foi na Europa que conseguiram se dar muito bem. A banda se tornou uma legenda do rock progressivo no mágico período do final dos anos 60 até metade dos 70, mais precisamente a partir do destacado ano de 1967, quando nasceram, no Brooklyn. Aliás, seria possível escrever um livro só sobre bandas que surgiram ou fizeram coisas extraordinárias, justamente em 67. Apresento a vocês não uma, mas duas obras primas da Sweet que foram relançadas - para variar não no Brasil - em um disco especial do selo EMI: "Just a Poke" (1970) e "Darkness to Light" (1973). São obras que atingem o objetivo dos fãs de rock progressivo, principalmente pelo fato de que são virtuosas. Em "Just a Poke", a banda apresenta as velhas suítes longas com diversas variações do jazz ao rock psicodélico, muito teclado, bons solos e letras intrigantes. Já no começo do álbum, somos levados a um mundo mágico com um suave som de flauta, porta de entrada para uma atmosfera de surpresas sonoras. Esse primeiro disco possui apenas duas faixas:


"Just a Poke" (1970):
1 - "Baby Night" – 16:24
2 - "Silly Sally" – 16:22

Músicos:
Andrew Dershin – baixo
Jay Dorfman – bateria e percussião
Marvin Kaminowitz – Guitarra e vocais
Michael Paris – Sax tenor, vocais, sintetizadores e percussão
Steve Rosenstein – Guitarra base e vocais

Em "Darkness to Light" a psicodelia continua, mas com mais faixas e de menor duração com bastante violão de 12 cordas e flauta. A base da banda foi mantida nessa obra de 73, porém, com o acréscimo de mais alguns qualificados músicos que tiveram participações especiais:

Rochus Kuhn – violoncelo
Jeffrey Dershin – piano, percussão e vocais
Marty Rosenberg – percussão em "Kundalini" e "Believe Me My Friends"
Puppa Kuhn – flauta em "Darkness to Light"
Peter von de Locht – Saxofone em "Darkness to Light"

"Darkness to Light" (1973):
1 - "Just An Empty Dream" - 4:20
2 - "I'd Rather Burn Than Disappear" - 4:15
3 - "Kundalini" - 13:25
4 - "Believe Me My Friends" - 4:29
5 - "Show Me The Way To The War" - 5:30
6 - "Darkness To Light" - 12:51

Aí que vem o lado bom da Internet, pois foi através da rede mundial de computadores que a Sweet Smoke voltou a ser cultuada por novas gerações. Mas quem puder compre os CDs que garanto ótima música para coleção. Ainda não encontrei o segundo álbum completo para apreciação, pois alguns links foram desativados em função de direitos autorais. Assim que encontrar um link eu postarei. Enquanto isso, fique salivando com "Just a Poke".


Que os Deuses do Rock fiquem com Vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário