Trapeze: Medusa (1970)

Black Sabbath, Whitesnake, Judas Priest, Deep Purple. O que estas bandas tiveram em comum? Glenn Hughes, Mel Galley e Dave Holland. Agora mais uma pergunta: o que estes três músicos têm em comum? Para quem não sabe eu explico. Glenn Hughes, Mel Galley e Dave Holland integraram a grande banda inglesa Trapeze, formada em março  de 1969. O time era inicialmente composto pelo vocalista John Jones, o guitarrista e tecladista Terry Rowley (que batizou a banda), o guitarrista Mel Galley, o cantor e baixista Glenn Hughes e o baterista Dave Holland. Mas a Trapeze se notabilizou pelo trio Hughes-Galley-Holland. Após o lançamento do primeiro disco em 1970, "Trapeze", a banda começou a chamar atenção pelo peso de suas composições que se tornariam ao longo dos próximos anos influência para muitos outros grupos que surgiriam. Com a saída de Jones e Rowley, o trio, seis meses depois do debut, lançou em novembro de 70 o disco "Medusa", pelo selo Threshold Records. A banda teve uma certa empolgação com a obra, porém, a Trapeze nunca conseguiu alcançar o sucesso que gostaria, principalmente comercial. Mesmo assim, o disco foi bem recebido, principalmente na região sul dos Estados Unidos. A banda permaneceria um bom tempo em território norte-americano fazendo shows com a execução na íntegra de todo o álbum, que tem pouco mais de 40 minutos. O disco teve dois singles nos EUA: "Black Cloud" e "Your Love Is Alright". Essas músicas tiveram uma boa divulgação em emissoras de rádio. O disco começa justamente com "Black Cloud".  A faixa é enérgica. Com um riff de Galley e logo entra o vocal rasgado de Hughes. A música não tem, porém, uma estrutura completamente pesada, pois alterna com quebras de bateria e com o preenchimento de acordes típicos de uma influência folk. O solo de Galley é lento, mas cheio de "feeling". É o tipo de música que deu certo e uma ótima escolha para o ponta-pé inicial. Em seguida vem "Jury", a faixa mais longa do disco, com pouco mais de 8 minutos. A música tem uma ambientação cristalina com acordes de violão com corda de aço e novamente nota-se a influência folk. Porém essa calmaria não se sustenta por muito tempo e logo a guitarra pesada assume sua forma e prova que realmente teve papel de influência no hard setentista. O interessante da faixa é a impressão de haver uma música dentro de outra, após uma pequena pausa e a retomada do hard, mas com um timbre de guitarra diferente. O solo já é muito mais enérgico em comparação com a primeira faixa e há, durante sua execução, o contra-ponto vocal, o que deixa o clima ainda mais interessante. Quando a faixa parece se encaminhar para o final, na verdade o que acontece é o retorno ao tema inicial e então vem o desfecho. "Your Love Is Alright" é a terceira faixa e que abre com um clima de expectativa sonora, fruto do trabalho alternado da bateria com os pratos e com muita dinâmica de Holland. A guitarra e o vocal acompanham essa dinâmica até o ponto em que todos se juntam e "acabam com a brincadeira" e tudo vira um hard extremamente pesado com a presença de uma guitarra base com a principal. É uma faixa de muitas alternativas sonoras, distante de um conceito apenas linear. "Touch My Life" foi uma interessante inspiração de Galley que deve ter parado para filosofar sobre as circunstâncias do tempo e as expectativas que o cercavam naquele tempo quando escreveu a letra. Mas a sonoridade não tem nada de leveza, ao contrário, o ritmo é completamente acelerado e o vocal expressa muita fúria durante os compassos. "Seafull" começa muito reflexiva e nela há total referência ao blues. Faixa de Hughes com excepcional andamento. A bateria vai um pouco além do que o "feijão com arroz" e, durante o vocal surpreendentemente suave, a guitarra é palhetada  num único sentido que segura perfeitamente o momento. O vocal é bastante melódico e, após momentos de suavidade, alterna com momento de vigor para enaltecer as frases. O ritmo não é acentuado e ocorrem algumas pequenas quebras, porém necessárias, com solos totalmente "bluseiros". Os mais sensíveis podem mergulhar num clima melancólico.  "Makes You Wanna Cry" segue uma ordem natural das proposições do álbum. É nessa faixa que acontece o retorno ao hard com o baixo contínuo e com uma bateria que parece marchar freneticamente. Com vocais que dobram e uma guitarra que ferve mais uma vez, Galley usa sua técnica e explora os recursos de harmônicos numa potência, para época, notável. "Medusa" é o nome do disco e também da faixa que fecha o álbum. Novamente Hughes se utiliza do artifício de construção do momento, partindo de uma harmonia suave para um hard com maior potência. Assim como em todo o restante, a harmonização favorece o peso da cordas. "Medusa" encerra o disco com excelência. Após nova ondulação dentro da harmonia, ocorre um processo de recuperação e os músicos retornam com força total, com todo seu potencial, passando a sensação de dever cumprido logo que o disco para de rodar, com algumas reminiscências sonoras ainda vivas na mente. 
Hughes recentemente esteve no Black Country Communion, um super-grupo que foi formado por Jason Bonham, Derek Sherinian e Joe Bonamassa. A banda se separou em 2013. Galley, infelizmente, já não está mais neste mundo. Faleceu devido a um câncer de esôfago. Já a vida de Holland teve um episódio bizarro. Ele cumpriu pena por tentativa de estupro de um menino de 17 anos de idade. Um júri considerou Holland culpado. Ele se defende afirmando que é inocente. "Medusa" não é um disco difícil de adquirir, mas é necessário comprar importado. Porém basta encomendar em lojas de discos especializadas ou comprar pela internet.

"Black Cloud" (Galley) - 6:10
"Jury" (Galley) - 8:10
"Your Love Is Alright" (Galley, Hughes, Holland) - 4:53
"Touch My Life" (Galley) - 4:05
"Seafull" (Hughes) - 6:32
"Makes You Wanna Cry" (Galley) - 4:44
"Medusa" (Hughes) - 5:42

Dave Holland - drums
Glenn Hughes - baixo, piano, vocal
Mel Galley - guitarra, vocal

Produção:
Bill Leslie: Encarte
Roger Quested - engenheiro, produtor
Simon Robinson - encarte
John Tracy - encarte
Nick Watson - astering
Adam Yeldham - trabalhos de arte, design
John Lodge - produtor

"Black Cloud"

"Jury"

"Your Love Is Alright"

"Touch My Life"

"Seafull"

"Medusa"

Que os Deuses do Rock fiquem com Vocês!

Um comentário:

  1. Excelente banda e excelente postagem Ciro. Parabéns pelo blog, se quiser pode dar uma olhada lá no meu.
    Valeu!!

    ResponderExcluir